Bom – barqueiro
Material – nenhum
Participantes – rapazes e raparigas
Disposição Inicial – Duas das crianças colocam – se frente a frente, unem as mãos e levantam os braços em ponte.
As restantes colocam – se em fila indiana, abraçando o da frente pela cintura.
Os barqueiros (duas crianças que formam a ponte), combinam entre si os
nomes que hão – de adoptar – rosa, cravo, laranja, banana, etc.
A primeira criança da fila é a mãe.
Desenvolvimento – O grupo canta enquanto passam por baixo da ponte:
Bom – barqueiro
bom – barqueiro
deixai – nos passar
tenho filhos pequeninos
deixai – mos criar.
Os barqueiros respondem:
Passarás, passaras
mas alguém deixarás
se não for o da frente
há-de ser o de trás.
O último elemento da fila fica preso entre os braços dos barqueiros,
que lhe perguntam: Laranja ou Limão? – Conforme as senhas combinadas.
Depois de optar coloca-se atrás do elemento que escolheu.
Quando todos tiverem escolhido, faz-se um risco no chão entre os dois
barqueiros. Os barqueiros unem as mãos enquanto as outras crianças se
agarram á cintura do barqueiro escolhido. Depois puxam, cada equipa
para o seu lado, até uma das equipas ter transposto o risco limite. A
equipa que passar o risco ou que rebentar o seu elo ao barqueiro perde
o jogo.
Corrida com colher
Material – Uma colher e uma batata para cada concorrente.
Participantes – Rapazes e raparigas
Disposição Inicial – Os participantes alinham ao mesmo nível no ponto de
partida. Mantém a colher na boca e a batata em cima da colher. A colher
é segura pelo cabo que é colocado dentro da boca e apertado com os
dentes.
Desenvolvimento – Inicia – se a corrida em direcção á meta de chegada.
O jogador que chegar primeiro á meta sem ter deixado cair a batata e
sem a colher com a mão, é o vencedor.
jogo do stop
Material: uma folha e uma caneta
Nº de jogadores: vários
Como se joga: Na folha faz-se uma tabela a dizer: nomes, países, cores,
animais, vestuário, marcas, objectos e total. Depois um jogador diz o
abecedário ( o A diz-se em voz alta e as outras letras dizem-se em voz
baixa) e outra pessoa tem de dizer stop, quando essa pessoa disser stop
o jogador que estava contar tem de parar de contar, têm de fazer o que
está escrito na tabela com a letra que calhou.
Jogo das escondidinhas
Nº de jogadores: vários.
Material: o nosso corpo e um espaço determinado.
Como se joga: escolhemos um determinado espaço para jogar. Depois
escolhe-se uma pessoa para contar até determinado número. Enquanto essa
pessoa conta de olhos fechados os outros vão-se esconder. A seguir essa
pessoa vai procurar os restantes jogadores. A primeira pessoa a ser
encontrada é o próximo ficar a contar; Se alguém que está escondido,
conseguir chegar ao sítio onde se salva e disser: Salva todos! Volta a
ser a mesma peço a contar.
Corrida de sacos
Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.
Jogadores: número variável.
Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma
meta.Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao
sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas
com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar
primeiro.
Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o
terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram
metidos (um em cada saco), abraçando-os.
As restantes regras são iguais às da corrida individual.
Jogo da macaca
Para jogar é necessário uma pedra e um pau de giz para desenhar a
macaca. Depois atiramos a pedra e tem que calhar dentro, de seguida
saltamos quadrado por quadrado mas temos que avançar a casa onde calhou
a pedra, quando viemos temos que apanhar a corda.
Jogo do lenço
Para jogar é necessário um lenço e umas 10 pessoas. Primeiro formam –
se equipas e cada um vai ter um número, e quando a pessoa que está no
centro chamar o número eles têm que ir a correr apanhar o lenço da
maneira que ele disser.
Jogo do elástico
Número de jogadores: 3 ou mais
Material: um elástico
Regras do jogo: dois jogadores seguram o elástico e outro vai saltando,
quando pisar o elástico perde a vez e passa a outro jogador. O elástico
vai subindo à medida que vai ganhando.
Jogo do tesouro
Número de jogadores: 10 pessoas ou mais
Material: uma pedra não muito grande
Como se joga: vamos para um sítio espaçoso onde dê para esconder a pedra.
Escolhe-se uma pessoa para esconder, as outras não podem ver a pedra a
ser escondida, logo a seguir as outras pessoas têm que tentar
encontra-la e a pessoa que esconde ajuda dizendo ”quente ou frio”
quando alguém está perto diz-se quente e quando está longe diz-se frio.
Quando encontrarem a pedra a pessoa que encontrou é a esconder.
Jogo do macaquinho chinês
Número de jogadores: 3 ou mais.
Material: um espaço ao ar livre e uma parede para contar.
Regras do jogo: um jogador encosta-se à parede e diz 1,2,3 macaquinho
do chinês, quando o jogador se vira os outros jogadores têm de estar em
estátua. Quem se mexer volta ao início. Número de jogadores: 3 ou mais.
Estas brincadeiras foram tiradas do blog brinquedos e brincadeiras antigas :)
Espero que gostem
A letra ficou pequena, mas espero que gostem, beijoos :)
ResponderExcluirA letra ficou pequena, mas espero que gostem, beijoos :)
ResponderExcluir